quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Primeiro encontro do Movimento Viva Arte reúne personalidades da cultura do DF


















Foto: Yusseff Abrahim


O Açougue Cultural T-Bone participa de mais um importante passo da mobilização de Brasília por melhorias na cultura. Foi o primeiro Seminário do Movimento Cultural Viva Arte, proposto por Luiz Amorim e uma gama de notáveis da cultura da cidade. Os históricos agitadores das artes se reuniram no local na noite de 22 de fevereiro, a fim de construir uma frente de discussão e ação para melhorar as políticas públicas de seu segmento e denunciar a inexistência delas. Wladimir Carvalho, Nicholas Behr, Paulão Varadeiro(Pacotão) e tantas outras personalidades da capital marcaram presença com acalorado debate sobre a situação atual.

Da atividade duas propostas de ação para o aniversário de Brasília chamaram a atenção. Uma foi a de estimular e fortalecer a campanha “Brasília, Outros 50”, mobilizada pelo Fórum de Cultura do DF. A outra, correlata a primeira foi a de produzir 50 horas pela cultura, com apresentações de artistas do DF. O tema recorrente nos discursos acalorados foi o protesto incisivo contra a política cultural considerada insuficiente para a demanda do segmento.

Para Luiz Amorim, responsável pelo T-Bone, a proposta alcançou bom resultado independente da situação calamitosa por que passam os poderes públicos de Brasília. “As atividades serão mensais. Temos que ter resistência e paciência pois nosso Movimento é de longo prazo. Ele nasce em coincidência com a crise [referente aos escândalos de corrupção do Mensalão do DEM] mas o Viva Arte não tem a ver só com isso, é uma proposta de construção que é contínua”, afirmou Luis que diz também já ter feito encontros menores no Açougue.

Para o representante do Fórum de Cultura do DF, maestro Rênio Quintas, a oportunidade é rara para o incentivo à campanha “Brasília, Outros 50”, uma sequência de atividades culturais paralelas as comemorações de 50 anos em abril próximo. O maestro também ressaltou a importância da participação dos artistas de outras localidades. “O grande fundamento é a gente protagonizar. Acho que o “lance” é a gente fazer com que as pessoas demonstrem sua forma de amar nossa cidade. Independente de onde elas estejam geograficamente. Então a cidade é nossa e o cidadão lá nas localidades pode dar sua colaboração se ele ama sua cidade. Se ele a ama, também ama Brasília, que são todas as regiões administrativas juntas e perceber que se unindo vão fazer a diferença”, disse Quintas. A participação de artistas de outras cidades não foi muito grande, mas teve representantes da Tribo das Artes(Taguatinga), Radicais Livres S/A(São Sebastião) entre outros.


Foto: Yusseff Abrahim

Esse primeiro debate foi encerrado com apresentação poética do ator Adeilton Lima e do show da banda Liga Tripa, relembrando e pondo todos os “coroas” [e os muleques também] para cantar e dançar com músicas que marcaram Brasília desde a geração dos anos 70.
O próximo encontro do Movimento Viva Arte deve ser logo anunciado para o mês de março. Basta acompanhar pelo http://www.t-bone.org.br/


Programação de peso na volta das noites culturais do T-Bone
Os saraus culturais do Açougue T-Bone estão de volta. Após uma breve pausa desde a apresentação do concerto da Orquestra de Viena, em dezembro do ano passado, o Açougue T-Bone retorna com as atividades culturais com a participação de grandes nomes da literatura e da música brasileira.

Abrindo a temporada 2010, o premiado escritor gaúcho Moacyr Scliar fará bate-papo sobre seu mais recente livro, escolhido o Livro do Ano de Ficção no Prêmio Jabuti de 2009, “Manual da Paixão Solitária” (Cia. das Letras). Além dele, o escritor e secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Célio Turino, apresentará o livro “Pontos de Cultura – o Brasil de Baixo para Cima”. A noite terá ainda, apresentação da poeta performática Marina Mara e a apresentação musical ficará por conta do Grupo Takto. O evento começa às 20 horas nesta quinta, 25, no Açougue Cultural T-Bone (comercial da 312 Norte). Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário