sábado, 31 de dezembro de 2011

Radicalismo em nossas vidas por uma verdadeira revolução humana

Radicais Livres S/A: de sociedade anônima a coletivo de resistência cultural do DF, o grupo continua em sua trajetória para estimular arte de perifa. Um ano maravilhoso, limitado em alguma medida pelas atribulações -- de um tempo de fim de mundo-- com Radicais se formando em faculdades diversas, outros formando família (dois novos nenês radicaizinhos!! Isso mesmo estamos nos reproduzindo, kkk), e outros tantos cumprindo a missão do fazer artístico, alcançando várias outras conquistas profissionais.

Apesar de pesares, tivemos grandes vitórias em nossa correria de 2011. Neste ano, pudemos vivenciar cerca de seis saraus maravilhosos, dentre eles um verdadeiro show de atrações de perifa no Centro Cultural do Banco do Brasil, além do bate papo com vários poetas das quebrada do Df e o poeta Sérgio Vaz, da Cooperifa. Também dentre nossas alegrias, a participação no Festivals Multimídia PalaColetiva 5, no Beco da Cultura em Taguá, além de interações legais com a galera do Sarau Complexo de Samamba bem como nosa eterna parceira Tribo das Artes.

Além das participações eventuais, tivemos um importante passo para nossa galera que foi a constituição da sede da Casa de Cultura Radicais Livres, no Morro Azul, onde montamos nossa biblioteca comunitária e pudemos agitar alguns saraus bem legais! Pudemos alcançar também importantes parcerias com a comunidade Bahai de Sãos Sebas, montando também cursos de línguas, cineclube e atividades de virtudes para as crianças da quebra, com um lindo encerramento no mês de novembro atendendo mais de 200 pessoas. É andamos à olhos vistos.

De nossos manos mais firmes tivemos outras alegrias, como o surgimento do Levante Poético, com Diogo Ramalho no vocal, Emerson e Altair nas cordas e Gil no trompete. Outra grande alegria foi curtir a vitória do Trio Sementinha, com Thiago Alexander, Mari e Gabi que estão aí mandando muita música popular brasileira.

E ainda a participação de Vinícius Borba, poeta radical livre na Bienal de Poesia do B- Poesia na rua, grande evento com participações de Thiago de melo, Jorge Mautner e outros, realizado no Açougue Cultural T-Bone.

Outras intervenções maravilhosas foram as dos músicos do Diga How, Máximo Mansur, do nosso querido magico Jeferson Du Prado e do Dj Dupra, que também somaram a estes frevos em diversos momentos e com nossa força conseguimos estimular mais e mais corações com nossa arte de perifa, mostrando nossa vida e qualidade, independente das críticas.

Com nossa mobilização também tivemos a construção de um movimento cultural democrático mais forte na comunidade, com a realização de três pré-conferências de cultura na comundiade, além da 3ª Conferência regional de Cultura, com a maior participação do DF, com quase 300 pessoas, elegendo 30 delegados e os oito conselheiros representantes da sociedade civil na comunidade. Isso ocorreu em maio, e apesar de sermos acusados de inoperantes, só vimos a indicação dos agentes de governo, que compõe obrigatoriamente o conselho e sem os quais o conselho não tem força oficial no final do ano, com a posterios publicação do nome dos Conselheiros em Diário Oficial, o que já é um avanço impostante para empoderar a comunidade cultural local, diferente das falácias vendidas por aí. Continuamos correndo.

Estamos em vias de construir parcerias ainda maiores e sabemos que 2011 foi parte indisolúvel disso. Dores à parte, nos fizemos ainda mais Radicais Livres do que nunca, sabendo que a máscara de quem ataca sem fundamentos um dia cai, como caiu para nós mais de uma vez. Basta querer ver.

Nosso amor não tem limites
pra construir e agitar
nosso artivismo nãon pára
pois nos é essencial

Na loucura do protesto
Na estratégia do viver
Na quebrada sem sucesso
Minha arte arrisca morrer

Uma cidade inteira
conta com nossa ação
100 mil são poucos
nessa correria insana de emoção

2011 foi um grande ano
2012 pode ser ainda maior
Se as profecias se cumprirem mano
Radicais estarãos em luta por um mundo melhor
e possível, sem fim
Pela cidadania cultural da humanidade

Radicais Livres S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário