Num descontraído bate-papo, os Radicais Livres receberam, no Centrod e Cultura do grupo em São Sebastião(DF), o produtor cultural, poeta e mestre da literatura, Nelson Maca do coletivo de artistas Blackitude Hip Hop: Vozes Negras da Bahia. No encontro, Maca recitou muita poesia e falou sobre a experiência da Blackitude em Salvador(BA), onde já há um ano é realizado o Sarau Bem Black, todas as quartas-feiras no Pelourinho. O segundo Diálogos Radicais ocorreu na noite de quinta, 26 de agosto com o pocket show de Máximo Mansur, do mágico Jéferson Du Prado e as poetações de Diogo Ramalho e Vinícius Borba, dos radicais.
À partir das 20h, quase 30 jovens e agitadores da comunidade puderam aprender e ensinar um pouco mais ao poeta Nelson Maca. "É muito importante os saras se manterem em prol da arte. Se não for por ela não tem sentido", disse o mestre. Renegando o título de professor(apesar de, de fato o ser, como um dos professores da faculdade de letras da Católica de Salvador), Maca explicou que antes de vir a Brasília ensinar, veio aprender com essa interação. No evento, algumas figuras do Hip Hop local, como Magú, MC do Diga How e Satão, membro histórico da DF Zulu Breakers, desde 89 na cena do DF.
O poeta Nelson Maca expôs alguns dos projetos, e falou como rola o Sarau Bem Black, que envolve a poesia com os criativos DJs ligados a Blackitude em Salvador, todas as quartas-feiras no Bar Sankofa, Pelourinho. Para ele, a cena nacional da poesia cresce a olhos vistos. Foto: Josemar Gonçalves
Maca veio a Brasília à convite de Gog, para participar do lançamento do livro A Rima Denuncia, primeiro impresso de Genival Oliveira Gonçalves. Maca teve a missão de organizar os textos e letras publicados na obra por Gog. Na noite de quarta(25), ele participou e recitou junto com Vinícius Borba do lançamento do livro, na Fnac, ao som de Elen Oléria, Kiko Santana e Buiu Bass. Sem falar, é claro, com a maestria do dono da noite, o poeta do rap nacional que fez o lançamento para quase 250 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário