Por uma vida mais solidária. Pela redução do consumo e desperdício
1ª Feira do Troca em São Sebastião ocorre neste domingo (3/06), no início da Semana do meio Ambiente. Todo tipo de produto em bom estado de conservação e uso pode ser trocado no encontro que ocorre na sede comunitária do grupo Radicais Livres S/A, no Morro Azul
Escambo, troca, permuta. São várias as formas de chamar as trocas, ou o ato de dar a outro um objeto ou produto que não tenha mais uso para você, recebendo de volta outros produtos que, mesmo usados, tem serventia em sua vida. Além de trazer economia financeira, a prática que vem sendo realizada em todo o mundo chega a São Sebastião para colaborar com o meio ambiente, evitando que peças em bom estado deixem de servir e evitando que outras pessoas tenham que comprar demais, sem a real necessidade. A primeira Feira do Troca de São Sebastião ocorre na sede do grupo Radicais Livres S/A e é um primeiro passo para um consumo mais consciente na comunidade. Para o grupo cultural Radicais Livres S/A, a ação é um presente para a cidade na proximidade com o dia 5 de junho, dia internacional de defesa do meio ambiente.
A ideia surgiu do exemplo da Feira do Troca, evento realizado há muitos anos na pequena cidade de Olhos D'água, município de Alexânia (Goiás). Naquela cidade humilde, os fundadores da Feira pensaram em ajudar a comunidade e a trocar seus produtos rurais e artesanato com os visitantes de Brasília e Goiânia que vinham em busca dos shows e atividades culturais, bem como do contato com a natureza que o local permite. Para as organizadoras do evento Sueli Martins e Rayanne Martins, do grupo Radicais Livres S/A, a ação é um importante passo para uma nova consciência na comunidade, especialmente pela condição de cidade formada por trabalhadores humildes. "Nossa cidade tem pessoas de todas as classes sociais e com os avanços da economia muita gente conseguiu melhorar e comprar novos produtos, mas nem todo mundo tem a consciência de lidar bem com os materias usados que sobram. Nossa ideia é trazer essa consciência", disse a produtora do evento, Rayane.
Troca de tudo mas tem que estar em bom estado
Um dos critérios da Feira é que os produtos trazidos podem ser expostos com simplicidade, utilizando-se um pano, mesa ou esteira, mas que as pessoas possam ter o cuidado de trazer coisas em bom estado e não sujas de preferência, como alerta Sueli Martins, da organização do evento. "É um respeito. As pessoas querem produtos que funcionem e estejam em boas condições. Não precisa ser novo, pelo contrário, não é um local para vendas também, mas tem que haver respeito aos que tragam seus objetos", disse.
Quem quiser também pode trazer CDs de música, roupas, sapatos, eletro-eletrônicos, peças de skate ou qualquer outro objeto. Também haverá espaço para apresentações poéticas e literárias e o evento conta com participação dos poetas radicais livres que pretendem trocar seus poemas e performances por todo tipo de produto.
Serviço
1ª Feira do Troca em São Sebastião
Dia 3/06 neste domingo
a partir das 15h
Local: Centro de Cultura Radicais Livres S/A
Quadra 11, conjunto A, casa 42-B
Bairro Morro Azul, entrada de São Sebastião, próximo ao Posto Texaco
Nenhum comentário:
Postar um comentário