domingo, 20 de abril de 2014

Sarau Radical: Curto Circuito da Juventude com os Radicais Livres S/A

 Uma noite especial cheia de atrações da comunidade e de agitadores culturais de outras quebradas, do DF e do Brasil. O Sarau radical na quadra Poliesportiva da 104, em Sâo Sebastião, frente ao Ponto de Cultura Congo Nya, reuniu cerca de 80 artistas e produtores culturais independentes das periferias de todo o Brasil, que participaram do Curto Circuito da Juventude em Brasília, a convite do Ministério da Cultura. Rap, rock, maracatu e muita poesia foram alguns dos ritmos que agitaram a comunidade naquele 12 de abril, além da intervenção dos Radicais Livres S/A com a peça Ditadura Nunca Mais, em descomemoração do maldito golpe militar no Brasil e américa latina.

O Sarau teve início por volta das 19h, com a participação do músico Lucas Soledade que tocou com sua MPB. Na sequência, o grupo Criolas, rap de São Sebastião, invadiu o palco com a atitude das minas, que apresentaram também o projeto Donas da Rima, com a participação da Cléo Street.

O desenrolar do Sarau trouxe novas intervenções com os MCs, dentre eles Rafuagi, do Rio Grande do Sul, que trouxe mais da força da negritude gaucha em resistência. Rilk MC, também MC do RS o acompanhou invadindo com sua letra.

A sequência veio com os parceiros radicais do Levante Póético, com Diogo Ramalho, Samuel Estrela, Rodrigo Alman e Emerson Batera... Muita bateção de cabeça. E na reta subiu Aborígine, com Coletivo ArtSam e Quadrilha Intelectual.

Sem parar, o Sarau seguiu no frênesi com Caio da VP no funk e o beach box de Jean B, herdeiro de Nelson Triunfo que nos honrou com sua batida e sagacidade sonora.

Em poesia os Radicais Livres S/A intervieram chamando a lembrança e descomemoração da juventude reunida no Sarau pelos 50 anos do golpe que provocou a ditadura militar no Brasil, apresentando a composição de poemas Ditadura nunca mais, com poemas de Drummond, Renato Russo, canções da Tropicália em resistência ao golpe e textos de Vinicius Borba, que também assina a direção da montagem. No elenco, Tiago Xavier, Itagor Braga, Liv de Lara, Angélica Costa, Keviny Carmo e Vinicius Borba.

O sarau contou ainda com intervenção do grupo Calango Rasta e do maracatu do grupo Tambores do Paranoá, com a mestra de cultura popular, Martinha do Coco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário